MINHAS CURADORIA

PRESENÇA DO “DESIGN SOCIAL” NA NOVA FOTOGRAFIA SETE-LAGOANA

Em se tratando de busca por identidade, acredito que a melhor forma é trabalhar de dentro para fora: permitir que as pessoas criem essa identidade, deixa-los compartilhar e construir uma comunidade ao longo do tempo. Nesse sentido o recém-criado Coletivo Sete Lagoas Fotografia, através da exposição: 7 LAGOAS EM 7 ÂNGULOS se propõe a ler e lidar com essa busca, escolhendo a fotografia como forma de compartilhar algo com o mundo a partir das suas vivências internas. Suas objetivas enquadram outra realidade que distanciam do inicio – histórico – meramente documental da historia da fotografia, pousando no momento da sua “rivalidade” com a pintura, onde ambas buscavam decifrar o enigma da luz. Revisitam temáticas passadas, mas com roupagem e visão, atuais. Exploram a solidão e os contrastes usando a média e extrema razão áurea da composição pictórica. É a releitura do barroco – enquanto contraste da profundidade sobre o plano (vide Wölfflin) – e o expressionismo com primazia da expressão subjetiva da natureza física; ambos ressurgindo em seus clicks.
(…)Registram uma Sete Lagoas nostálgica, fóbica, alegre e fenomenológica( particularmente me referindo a uma consciência irrequieta); buscam a impressão de algo que poderia estar onde na realidade não está. Em torno dessa convergência com a pintura, a assertiva em que para se perceber a pintura seria necessária a mesma sensibilidade para ver uma foto; é uma verdade. Com isso a ”Previsões 2012” – exposição coletiva iniciada nesse ano na Galeria Myralda – vai se modelando como mote curatorial do panorama da arte emergente, em Sete Lagoas. Fomentando a criação desse processo identitário subjacente, porém emergente.
Esses fotógrafos dão continuidade ao valor qualitativo da fotografia local, atuando com essa nova forma de comungar um design social por meio dessa arte e do entendimento que possuem uns dos outros e dessas partes com o todo.

DMTRIUS COTTA
CURADORIA

MINHAS CURADORIA

dmtrius

Sete Lagoas, Brazil

  • Artist
    Notes

Artist's Description

TRABALHOS DE CURADORIA DO COMUNICADOR SOCIAL, DMTRIUS COTTA, PARA A ARTE PRATICADA NA CIDADE DE SETE LAGOAS – MG

desktop tablet-landscape content-width tablet-portrait workstream-4-across phone-landscape phone-portrait
desktop tablet-landscape content-width tablet-portrait workstream-4-across phone-landscape phone-portrait

10% off

for joining the Redbubble mailing list

Receive exclusive deals and awesome artist news and content right to your inbox. Free for your convenience.