15% OFF ENDS MIDNIGHT PDT. USE CODE GET15

TOP TEN LOW LIGHT CHALLENGE
.
SANTUÁRIO Nª Sª da ROCHA. OEIRAS. PORTUGAL
.
Canon EOS 500D. handheld

.

.

.
Santuário de Nª Srª da Conceição da Rocha
May 2010
Procession of Mary, Mother of Jesus, is going to take place.
A little image appeared in 1822 to a group of kids playing on the margins of a river located in Oeiras Council.
.
.

História

Tudo começa em Maio de 1822, mais concretamente no dia 28, quando um grupo de rapazes que brincava na margem direita do rio Jamor – nessa época um canal navegável e de águas límpidas; junto ao Casal da Rocha, avista um melro e segundo a história ao tentarem apanhá-lo encontram um coelho que rápidamente passa então a ser perseguido.

Para tentarem apanhar o coelho, desobstruíram um buraco e, à medida que iam entrando, constataram que se tratava de uma gruta funerária com vestígios de ossadas humanas e lá encontraram, 3 dias depois, a 31 de Maio de 1822, uma pequenina Imagem reconhecida como sendo de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, ao que o povo acrescentou »da Rocha« por referência ao local.

A descoberta foi rápidamente divulgada e muita gente acorreu a ver a tal gruta e a prestar culto à Imagem encontrada.
Nessa altura, o nosso país encontrava-se numa situação económica e social grave e havia já várias décadas que se prolongavam os sofrimentos e infortúnios dos portugueses, pelo que, neste contexto, a Imagem de Nossa Senhora aparecida na Gruta da Rocha constituiu um sinal de esperança, aqui crescendo, em número e devoção, as preces dos portugueses à Protectora e Padroeira do Reino.
.

.
O rei D. João VI, por achar o lugar menos próprio para nele se efectuar o culto público à Imagem, mandou trasladar a mesma para a Sé Patriarcal de Lisboa, ainda nesse mesmo ano, onde se manteve durante 61 anos.

Tomás Ribeiro, homem de muita fé e influência na vida pública, ao passar umas férias de Verão em Carnaxide, tomou conhecimento da tristeza do povo por lhe terem levado a Milagrosa Imagem de Nossa Senhora.

Com os seus esforços, conseguiu devolver a Imagem ao povo desta zona, tendo ocorrido a sua trasladação da Sé Patriarcal de Lisboa para a Igreja Paroquial de São Romão de Carnaxide em 1883, onde veio a permanecer durante 10 anos até à conclusão da construção do Santuário.
.

.

O santuário cujo projecto é da autoria do arquitecto José da Costa Sequeira (sobrinho do grande pintor Domingos António de Sequeira) foi edificado entre 1830 e 1892, tendo sido inaugurado em 1893 – tem capacidade para 150 pessoas sentadas.

No dia da trasladação a Praia da Cruz Quebrada foi palco do desembarque da imagem que seguiu em procissão até Carnaxide. Finalmente, em 1893, concluiu-se a construção do Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha (o altar-mor situa-se por cima da gruta onde foi encontrada a Imagem), tendo sido para aí trasladada definitivamente a Imagem, numa cerimónia religiosa imponente, a qual contou com a presença da rainha D. Amélia, dos príncipes D. Luiz Filipe e D. Manuel, do Dr. Hintze Ribeiro (Presidente do Conselho) e mais entidades de relevo.

Actualmente a imagem encontra-se exposta numa peanha, na zona do altar-mor do Santuário.
A gruta que se encontra por debaixo do Santuário, está aberta ao público durante as festividades anuais, fazendo-se a entrada por uma modesta porta lateral que não deixa antever o seu interior – uma gruta do período terciário.

O Santuário da Rocha é um dos santuários marianos mais visitados da região de Lisboa e todos anos em Maio organiza festejos comemorativos da aparição, onde acorrem muitos devotos e visitantes.

O Santuário em termos de divisão administrativa da Igreja católica inclui-se na Paróquia de São Romão de Carnaxide, embora goze de autonomia e reporte directamente ao Cardeal-Patriarca de Lisboa.

Património

O património do Santuário inclui além do edificio do Santuário, tudo o que ao longo do tempo foi doado á Imagem de Nossa Senhora da Conceição da Rocha.
O património inclui:
Os terrenos anexos á Gruta da Aparição, á Igreja e á residência Paroquial e ainda um terreno rural um pouco mais afastado onde se situa uma mina de água que até á pouco tempo abastecia o lago junto ao Santuário.

A gruta da Aparição localizada na margem direita do rio Jamor, á qual foi anexada uma edificação que serve de ante-câmara de acesso á gruta.

O edifício do Santuário própriamente dito, composto pela nave da Igreja, Sacristia, Torre Sineira e por um pequeno Museu com algumas das inúmeras dádivas à Imagem de Nossa Senhora da Conceição da Rocha destacando-se várias coroas e uma colecção de mais de 100 mantos, alguns dos quais bordados pelas princesas e infantas de Portugal.
Um vasto conjunto de castiçais e imagens em talha dourada e o lustre na nave da Igreja, em cristal da Boémia, completam este património.

A residência paroquial (a casa fronteira ao Santuário) foi edificada em 1904 com fundos anteriormente reunidos por Tomás Ribeiro, com o propósito de servir de residência ao Capelão.
A partir de meados da década de 1970 deixou de haver um Capelão em exclusivo e a residência passou a servir todos os sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) em serviço nas paróquias vizinhas.
Mais recentemente (2007) foram concluidas obras de recuperação e amplição deste edificio.
.


.

Tags

carnaxide, church, lady, mary, catholic, portugal, maria, our, da, rocha, christianism, oeiras, nossa, senhora, queijas

Thank you so much for your kind visit:) I wish you enjoy my art as much as I did creating it.
All the Best,
Tereza:)
Copyright © .
All the materials contained may not be Reproduced, Copied, Edited, Published,
Transmitted or Uploaded, in Any Way, without my consent.
All Rights Reserved.

View Full Profile

Comments

  • arvyart
    arvyartover 4 years ago

    Another brilliant capture, Tereza. Lovely series. :)

  • Sean Farragher
    Sean Farragherover 4 years ago

    beautiful

  • bicyclegirl
    bicyclegirlover 4 years ago

    Wow Tereza this is so beautiful!!

  • John Schneider
    John Schneiderover 4 years ago

    Another wonderful image of this church, well done! – John

  • Shulie1
    Shulie1over 4 years ago

    Lovely!

  • BaZZuKa
    BaZZuKaover 4 years ago

    Wonderful … :))

  • thank you so much:))

    – terezadelpilar~ art & architecture

  • terezadelpilar~ art & architecture
    terezadelpilar...over 4 years ago

    THANK YOU SO MUCH DEAR FRIENDS:)

  • mltrue
    mltrueover 4 years ago

    wonderful !

  • kalaryder
    kalaryder12 months ago

    Lamps challenge

  • Thank you very much for the info:))))

    – terezadelpilar~ art & architecture

desktop tablet-landscape content-width tablet-portrait workstream-4-across phone-landscape phone-portrait